É comum de se encontrar gente vestida de tal jeito em parques, shoppings e principalmente em bairros populares entre os jovens japoneses, como Akihabara e Harajuku. Alguns casos por simplesmente acharem bonito e fofo, já outros é visto como um ótimo meio de chamar a atenção, seja para comercio ou publicidade.
No começo, o subconjunto de kigurumi em círculos otaku e cosplay era Kigurumi Anime. Neste estilo de representação de personagens humanóides são retratados através da utilização de máscaras e bodysuits, que cobrem totalmente os corpos dos cosplayers. O artista é conhecido como um Animegao ou Doller. Um traje doller consiste de uma roupa completa, geralmente de cor Fleshtone, combinado com roupas e acessórios adequados para o personagem. Uma máscara com eyeholes cobre a cabeça com uma peruca e talvez um chapéu para completar o look.
Dollers no Japão, costumam atuar em palcos de eventos promocionais para animes, filmes e séries de televisão, como o anime Tokyo Mew Mew. Apesar de ainda ser muito mais uma especialidade do universo cosplay, esse estilo de retratar um personagem tornou-se um pouco mais popular na Ásia por volta dos anos 80 e atrai algum interesse na América do Norte também.
Mas por volta do ano 2000, o estilo urbano Gal e outros subconjuntos aderiram a moda do pijama, que inclui caracterizações de cães, ursos, coelhos, e personagens de animes, mangás filmes e games, como Pikachu, Sonic e Stitch.
Em breve postarei um tema voltado somente as ''KOGALS''
Kigurumi em alguns países são referidos como personagens fantasiados, fantasias de animais, roupas, mascotes ou fursuits, dependendo do contexto. Fursuits são os trajes da mascote no estilo que representam animais e personagens de banda desenhada de acordo com estilos estabelecido no fandom furry, comum també de se ver mascotes de times de Baseball e Basket. Os trajes tendem a cobrir completamente o corpo do performer e muitas vezes são arrumados conforme necessário, para processar o formato adequado.